Retalhos de uma Leitura Conjunta - Questões




Estas são as questões levantadas pela Silvana do Por detrás das palavras sobre a 2º parte da leitura do livro



Questões:



1. Como uma pessoa que adora amores reencontrados, o que achaste deste reencontro entre Hugo e Clara?
Acho que a Clara nunca esqueceu o Hugo e viu-se na maneira com respondeu a ele. Correspondeu ao beijo e na maneira como lhe disse as coisas. 
Pensei que ele tivesse mesmo disposto a mostrar que gosta realmente dela e o passado também o fez sofrer e quer remediar isso, mas depois no final do capítulo fiquei furiosa com a atitude dele. O que me leva a pensar que as pessoas realmente nunca mudam a sua essência.

2. Achas que a Clara foi correcta quando se afastou de Hugo e não o ajudou?
É complicado avaliar esta questão. Se queres fugir a uma situação, então ela fez bem em abandoná-lo à sua sorte. Agora se queres agradecer pelo que ele sempre fez, então devia ter tentado saber da situação dele e ver no que dava, de qualquer maneira ele ficava preso pois foi apanhado em flagrante, por isso ela teria a possibilidade de fugir depois de tentar desenrascá-lo. 
Acho que a minha resposta pesa tanto o lado que de quereres abandonar uma situação opressiva como o lado que devias agradecer pelo que fizeram por ti, por isso não sei dizer exactamente se foi correcto ou não.

3. Pelo último capítulo desta parte que lemos ficamos a conhecer um bocadinho mais do Hugo. O que pensas sobre este passado? Que influência é que ele tem no Hugo que conhecemos nos dias de hoje?
Engraçado quando li essa parte fez-me pensar o Dawson do Dei-te o Melhor de Mim, protegido por um homem que espera apenas dele companhia e ajuda. Claro que tinha de existir algum tipo de semelhança naquilo que ele fez pela Clara pois ele passou exactamente pelo mesmo, e neste caso ele vê-a como um igual e compreende melhor que ninguém a situação, só que também há marcas que passado deixa e essas reflectem-se na agressividade, inconstância e adrenalina. 
Quando não conseguimos lidar com o passado ele irá eventualmente reflectir-se no presente/futuro, por isso saber que a Clara andou com a vida para a frente quando ela não tinha ninguém, o Hugo sente-se mais desprotegido e inseguro que nunca ao sentir que perdeu mais uma pessoa que gostava.

Sem comentários:

Enviar um comentário