Opinião Livro

Scarlet, Marissa Meyer



Título Original: Scarlet
Autor: Marissa Meyer
Editora: Puffin Books
Género: Distopia
Série: The Lunar Chronicles #2
Páginas: 452
Ano Publicação: 2013

Sinopse

Cinder, the cyborg mechanic, returns in the second thrilling installment of the bestselling Lunar Chronicles. She's trying to break out of prison--even though if she succeeds, she'll be the Commonwealth's most wanted fugitive. Halfway around the world, Scarlet Benoit's grandmother is missing. It turns out there are many things Scarlet doesn't know about her grandmother or the grave danger she has lived in her whole life. When Scarlet encounters Wolf, a street fighter who may have information as to her grandmother's whereabouts, she is loath to trust this stranger, but is inexplicably drawn to him, and he to her. As Scarlet and Wolf unravel one mystery, they encounter another when they meet Cinder. Now, all of them must stay one step ahead of the vicious Lunar Queen Levana, who will do anything for the handsome Prince Kai to become her husband, her king, her prisoner.

A continuação da série Crónicas Lunares apresenta-nos mais uma personagem do mundo de fantasia que nos é dado a conhecer quando somos mais novos: a Capuchinho Vermelho.  
 Marissa Meyer continua assim a explorar personagens, que encantam crianças e adultos, em versões bem alternativas.

Em França é nos dada a conhecer Scarlet Benoit, uma jovem de 18 anos, que está completamente desesperada pelo desaparecimento da sua avó. Sentindo-se sem chão depois de ver a inactividade da polícia sobre o desaparecimento da mulher que cuidou de si desde que o pai a abandonou, pensa em alternativas para conseguir encontrar a sua avó. Mas não esperava que um estranho e inquietante rapaz pudesse ter algumas respostas e maneira de saber onde está a sua familiar.

Só que no meio das buscas descobre que a sua avó não era bem quem pensava e que são vários os segredos que sempre escondeu. Apesar de não confiar a 100% em Wolf, deixa-se levar pelos seus instintos animais e conseguem chegar ao local que será a derradeira surpresa para Scarlet. Conseguirá voltar a confiar em quem sempre cuidou de si e agora confiar naquele rapaz que a ajudou a descobrir as verdades?

Paralelamente vamos conhecendo Scarlet e continuando com Cinder. Esta tenta arranjar maneira de fugir da prisão e de não ser entregue à Rainha Levana, só não contava ter de levar consigo o "Capitão" Thorne. Juntos consegue causar o caos mas finalmente alcançam o seu objectivo: resgatar Scarlet.

Sendo esta uma continuação pensava gostar mais de ler as partes da Cinder, mas para dizer a verdade ela foi a personagem que mais me irritou. 
A ideia de não querer usar o seu poder mas saber que é a sua única maneira de poder fugir e escapar ilesa, deixa um pouco a desejar. Podia notar-se que ainda não está completamente confortável com aquela decisão, mas não é preciso estar sempre a dar a ideia de tem um coração tão bom que não faz mal a ninguém. Porque se ela se quer safar é claro que tem de usar o seu dom, não há mal nenhum nisso. E depois para alguém que gosta tanto de ajudar, e notou-se uma certa simpatia no livro anterior, não a senti nada receptiva e calorosa neste, até tive pena do Thorne.

Contudo notou-se que a autora quis dar mais acção e frenesim à narrativa, tanto com as fugas de Cinder e Thorne, como com a construção que faz da personagem Scarlet, sempre em alerta e pronta para a o ataque, juntando-a ao predador Alpha Wolf. Sendo este a surpresa da história, pelas suas atitudes inesperadas. Outro aspecto engraçado é que a Scarlet lembrou-me a Red, personagem da série Once Upon a Time, talvez a autora se tenha inspirado por lá.

Não foi uma leitura fantástica mas conseguiu desenvolver a continuação ao pegar nas pontas soltas do primeiro livro da série Crónicas Lunares. Aos pontos de vistas de Cinder e Príncipe Kai, junta-se Scarlet e Wolf. É fácil perceber a interligação entre as várias personagens pois Marissa Meyer, não deixou escapar nenhum detalhe, mesmo que estas estejam espalhadas pelos vários pontos do globo. Talvez o meu único senão é a ideia de querer construir personagens femininas ferozes que caiem no limbo de serem rudes e pouco humildes.

Citações:

“We met less than a week ago and in that time I've done nothing but lie and cheat and betray you. I know. But if you give me a chance...all I want is to protect you. To be near you. For as long as I'm able.”  

“I knew they would kill me when they found out, but…” He struggled for words, releasing a sharp breath. “I think I realized that I would rather die because I betrayed them, than live because I betrayed you.”


Classificação: 4 de 5*

Sem comentários:

Enviar um comentário