Opinião Livro

Clockwork Angel, Cassandra Clare


Título em Português: Anjo Mecânico
Autor: Cassandra Clare
Editora: Walter Books
Género: Fantasia
Série: The Infernal Devices #1
Páginas: 488
Ano Publicação: 2010

Sinopse

Magic is dangerous — but love is more dangerous still

When sixteen-year-old Tessa Gray crosses the ocean to find her brother, her destination is England, the time is the reign of Queen Victoria, and something terrifying is waiting for her in London's Downworld, where vampires, warlocks and other supernatural folk stalk the gaslit streets. Friendless and hunted, Tessa seeks refuge with the Shadowhunters, a band of warriors dedicated to ridding the world of demons. Drawn ever deeper into their world, she finds herself fascinated by — and torn between — two best friends and quickly realizes that love may be the most dangerous magic of all.


Depois do grande sucesso com a série Instrumentos Mortais, Cassandra Clare debruça-se agora sobre os elementos ancestrais dos chamados Shadowhunters. A prequela chamada de The Infernal Devices ou As Origens é assim constituída por três livros.

Neste 1º livro somos inseridos no mundo de Tessa Gray, que acaba de chegar a Londres de Nova Iorque. Desde que ficou sem a tia, o irmão Nate resolve tê-la ao pé de si mas quando chega a solo inglês nada é o que parece, e depressa descobre que foi capturada e feita refém por feiticeiras. As Dark Sisters parecem saber mais sobre si e o seu poder do que ela própria. Mas quando se vê na iminência de casar com um poderoso homem que nunca viu, tenta fugir mas em vão. Até que um Shadowhunter cruza o seu caminho.

Contudo não será só um a cruzar o seu mundo pois de repente está a viver no Instituto, o mundo invisível destes guerreiros. Quando entra naquele ambiente depressa percebe muita coisa que nunca poderia desconfiar. Notei que existe uma boa explicação no que consiste um shadowhunter e downworlder, e tudo o que os rodeia. Porém são dois rapazes que lhe chamam a atenção, um que adora ser arrogante e sentir-se acima de tudo e todos, outro que é preocupado e atencioso. Mas se um tenta fugir a todo o custo de contactos pessoais, o outro tenta fugir da presença sombria da doença que o atazana. Fala respectivamente de Will Herondale e Jem Carstairs.

Sobre estes dois rapazes tenho a dizer que desde o primeiro momento que a Tessa sempre mostrou mais interesse no Will, e nunca viu o Jem como possível namorado. Acho que até foi o que mais me irritou no livro foi este aspecto: eu já sabia antes de começar esta saga que há um triângulo amoroso, até a própria sinopse o diz, mas sinceramente até mete pena o Jem tentar agradar ou mesmo ajudar a Tessa e ela pouco quer saber dele mas do mal-humorado. E o Will foi uma personagem que só me apetecia bater, não consegui sentir nenhuma empatia para com ele. Já o Jem tive muita pena que haja tão poucos momentos com ele. Mas não tenho preferência por nenhum sinceramente, mas vamos ver como é na continuação.


Sobre o poder da Tessa é fantástico mas até os mais famoso dos feiticeiros, Magnus Bane, e os daquele mundo não sabem dizer exactamente o que ela é. Mas que ter um poder assim que consegue atingir capacidades nunca vistas pode ser considerado bom ou mau tê-la como aliada no Instituto. E é neste aspecto de proteger ou "agarrar" o poder de Tessa que entramos num conflito de alianças e de ambições. A acção está muito bem empregada e consegue satisfazer até ao final.

O ambiente Downworld que podemos encontrar neste livro é o do século XIX onde a própria história se cruza com a realidade do surgimento da indústria e de tudo o que envolvesse metais/ferro. Acaba por dar um toque de aura mais sombria e enigmática, já que naquela altura tudo o que fosse novidade e ainda para mais mecanismo autónomos causavam uma certa apreensão. E são mesmo estes mecanismos que vão tirar o sono ao guerreiros que tenta a todo o custo proteger os humanos.

Gostei de toda aquela atmosfera e da maneira como conseguem resolver os problemas mas que resultou num final em aberto. Até ao fim é uma grande expectativa para saber onde Tessa vai terminar e se terá ou não ajudas, por isso, vale bem a pena espreitar este grupo de antepassados dos Shadowhunters do séc. XXI. Clockwork Prince já está à minha espera.


Citações:

“There’s plenty of sense in non-sense sometimes, if you wish to look for it.”

“It's all right to love someone who doesn't love you back, as long as they're worth you loving them. As long as they deserve it.”

“Whatever you are physically...male or female, strong or weak, ill or healthy--all those things matter less than what your heart contains. If you have the soul of a warrior, you are a warrior. All those other things, they are the glass that contains the lamp, but you are the light inside.”
 
Classificação: 4 de 5*
 


 





Sem comentários:

Enviar um comentário