Opinião Série

Arrow


 

Criadores: Greg Berlani, Marc Guggenheim, Andrew Kreisberg, Mort Weisinger
Elenco: Stephen Amell, Katie Cassidy, David Ramsey, Emily Bett Rickards, Susanna Thompson, Willa Holland, Colin Donnell, Paul Blackthorne

Género: Drama, Acção, Fantasia, Aventura
Canal de Emissão: The CW
Temporada: 1
Ano: 2012 - 
Classificação IMDb: 8,2










Nunca fui muito fã de banda-desenhada sem ser a da Walt Disney, a única coisa que fazia em pequena era assistir a uns quantos desenhos-animados que davam na TV (Batman; Homem-Aranha, etc). E não me lembrava do Arqueiro Verde. Mas aconteceu que um dia apeteceu-me ficar a tarde toda de sábado a ver TV e apanhei 3 episódios seguidos de Arrow. E não consegui resistir e tive que começar a acompanhar a série que terminei há pouco a 1º temporada.


O que me atraiu neste enredo foi o facto da história baseada no The Longbow Hunters, Green Arrow: Year OneGreen Arrow (2001-2007), se passar na actualidade. Mesmo sendo o mundo de Starling City fictício não deixa de satisfazer pela abordagem ao séc. XXI aliada à base da história do Arqueiro Verde. Com isto transportam as personagens para um duplo mundo: o mundo real e da vida quotidiana e o mundo onde existem os super heróis e os super vilões.


Oliver Queen (Stephen Amell) faz parte do mundo dos super heróis, e se no início a sua história como Arqueiro Verde é solitária, depressa passa a depender de duas figuras importantes: John Diggle (David Ramsey) e Felicity Smoak (Emily Bett Rickards). Esta última demora algum tempo a fazer parte desta equipa mas já em alguns episódios que ajudava com o seu trabalho como hacker informática; já Diggle passa de simples guarda-costas de Oliver para se transformar no braço-direito deste de dia e do Arqueiro Verde de noite.



Mas antes do início da transformação de um jovem rico e mimado no Robin Hood de capuz verde, a história remonta-nos para 5 anos atrás e mostra os porquês dos novos objectivos de Oliver. Durante esse período de tempo vive numa perigosa ilha da China para prisioneiros, depois do náufrago do barco do pai, onde lida com o mais variado tipo de desafios e onde aprende muitas das técnica que posteriormente utiliza como Arqueiro. Depois de retomar à civilização procura fazer a diferença e mostrar o homem mudado em que se tornou à família e aos amigos. Mas nem tudo parece fácil nem para ele nem para os outros porque são vários anos que não voltam para trás. Só que o seu objectivo é só um, que é colocar em prática o plano de vingança contra os nomes presentes na lista do seu pai. Com o recurso a flashbacks é possível intercalar o passado ao presente e perceber as privações que passou na ilha e ainda as motivações para o que faz actualmente.



Pessoalmente gostei de entender os objectivos daquelas pessoas que constavam naquela lista. Muitos deles são corruptos e estavam a transformar a cidade num ponto sem retorno de injustiças e indiferenças. E o Arqueiro Verde ao dizer “you fail this city”, fá-lo como última oportunidade de ouvir da boca dos inimigos daquela cidade a suas súplicas. Ainda adorei o facto de que é uma série que não enrola, a morte de uma pessoa fundamental para o “crescimento” de Oliver como Arqueiro; o desvendar da sua identidade a uma pessoa importante; as motivações de Moira Queen (Susanna Thompson) para trair os “amigos”; e ainda ver que o Empreendimento criado por Malcolm Merlyn/Arqueiro Negro (John Barrowman) para destruir e reconstruir Glades não é pensado ao acaso e um plano B fica sempre bem quando se luta contra o Arqueiro Verde, foram aspectos importantes para mostrar que a série consegue-se desenvolver bem sem se agarrar continuamente aos mesmos clichés que pairam em muitas outras séries.




Muitas pontas soltas ficaram por responder no último episódio e parece que a 2º temporada terá novas reviravoltas. A introdução de Roy Harper (Colton Haynes) na vida dos super heróis; a (não) relação de Oliver e Laurel (Katie Cassidy); a prisão de Moira Queen, o fim de Tommy Merlyn (Colin Donnell); a parceria entre o Detective Quentin Lance (Paul Blackthorne) e o Arqueiro Verde e o ressurgimento de Sarah, a irmã de Laurel e filha do Detective, que supostamente morreu no naufrágio do barco da família de Oliver, Queen Gambit. Estes são alguns dos momentos que ficarei a conhecer na próxima temporada, que já está em transmissão,assim que a continuar a acompanhar.

 


E vocês já conheciam esta série?
E já assistiram?

4 comentários:

  1. Eu gosto bastante da série, mas não tenho tido muito tempo e já perdi para aí 5 episódios no AXN... :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também comecei a ver no AXN mas depois tive de arranjar a série para conseguir acompanhá-la melhor.
      Vê se apanhas o jeito que terminou mesmo em grande ;)

      Eliminar
  2. Confesso que esta série não me cativava muito..
    Já apanhei uns episódios na RTP1 e até não desgostei de todo..
    Tenho que lhe dar uma oportunidade..
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tb não costumo ligar muito a séries deste género mas esta por acaso é interessante e acho que o elemento que funcionou foi ser a abordagem actual :)
      Dá uma hipótese mas vê episódios seguidos :)

      Eliminar